Filosofia
É o período que esboça o Renascimento, delineado pelo Paradigma da razão, liberta a humanidade do ceticismo e superstições adotados até então, a manutenção do poder passa a ser pela subjetividade e não pela autoridade.
2- Conceitue apresente as características do Racionalismo do empirismo
O Empirismo é a corrente de pensamento que sustenta que a experiência sensorial é a origem única ou fundamental do conhecimento. Caracteriza-se pela sua origem na experiência e só é válido quando verificado por fatos metodicamente observados.
O Racionalismo é a corrente baseada na razão, considera que os fatos não dão a condição de se ter certeza, já que não são fontes de todo conhecinento.
3- Conceitue e caracterize o criticismo Kant.
É uma crítica as questões não respondidas pelos conceitos de Empirismo e Racionalismo, é o estudo metódico prévio do ato de conhecer e dos modos de conhecimento. Para Kant o conhecimento não pode prescindir da experiência, a qual fornece o material cognoscível e nesse ponto coincide com o empirismo. Porém, sustenta também que o conhecimento de base empírica não pode prescindir de elementos racionais, tanto que só adquire validade universal quando os dados sensoriais são ordenados pela razão.
4- Quais são os principais conceitos que fazem parte da teoria do conhecimento kantiana? Apresente os e explique os.
Para superar a contradição entre racionalistas e empiristas,Kant explica que o conhecimento é constituído de algo que recebemos de fora, da experiência (a posteriori) e algo que já existe em nós mesmo( a priori)e, portanto, anterior a qualquer experiência.
As formas a priori da sensibilidade ou intuições puras são o espaço e o tempo.Ou seja, o espaço e o tempo não existem como realidade externa, são antes formas priori que o sujeito precisa para organizar as coisas. Dizendo de outra maneira, fora de nós estão as coisas, mas quando percebemos “em cima”, “embaixo” “do lado” ou