Filosofia - o trabalho como práxi
O que é o Trabalho? A origem da palavra trabalho vem do vocábulo latino tripaliare, do substantivo tripalium. O tripalium era um objeto utilizado na agricultura, que mais tarde passou a ser usado como aparelho de tortura. Daí ocorre à associação do trabalho com tortura, sofrimento, pena, etc. Contradizendo que, o trabalho é considerado uma tortura, muito pelo contrário, o trabalho é condição de liberdade, mas desde que o trabalhador não seja explorado e possa cumprir seu trabalho de modo que seja satisfatório e não que seja “obrigado” a realizar tarefas que lhe foram impostas por outros.
O que é Práxis? Práxis é a união da teoria e da prática, a reciprocidade, ou seja, uma jamais irá andar sem a outra. Toda teoria, como expressão intelectual de ações humanas (explicações, previsões, etc.) já realizadas ou por realizar, é fecundada pela prática.
O Trabalho como Práxis O trabalho como práxis, acontece na sociedade. Algumas profissões são dominantemente teóricas, enquanto outras se reduzem a formas rudimentares de trabalho manual. Ao trabalho associamos a transformação da natureza em produtos ou serviços, portanto em elementos de cultura. O trabalho é desse modo, o esforço realizado, e também a capacidade de reflexão, criação e coordenação. Ao longo da história, o trabalho assumiu múltiplas formas. Um importante pensador sobre esse assunto foi Karl Marx. Para esse autor, o trabalho, fruto da relação do homem com a natureza, e do homem com o próprio homem, é o que nos distingue dos