filosofia e ética
1 – Sócrates é considerado um marco divisório da história da filosofia, dedicou-se a desenvolver conhecimento filosófico direcionado a sociedade humana. Quanto ao pensamento socrático marque a alternativa que explique o pensamento conhecido como Ironia:
a) Em grego o termo Ironia significa interrogação. Sócrates desejava questionar respostas prontas afirmando que quando admitimos nossa própria ignorância , nos tornamos verdadeiramente um sábio, e chegamos a verdade absoluta.
b) A Ironia é um termo negativo, que auxiliava no conhecimento de Sócrates, pois ajudava na construção de um novo conhecimento, o conhecimento relativo.
c) Nada mais é que a busca por novos conhecimentos através de atitudes científicas.
d) Sendo irônico, Sócrates buscava questionar respostas prontas, através da maiêutica.
e) Sócrates vivia em praça pública, questionando os poderosos, e esse ato contra esses poderosos, ele deu o nome de Ironia.
2 – “Não me iludo
Tudo permanecerá do jeito que tem sido:
Transcorrendo,
Transformando,
Tempo e espaço navegando todos os sentidos”. (Gilberto Gil)
No trecho da música de Gilberto Gil, observamos a característica do pensamento de um filósofo pré-socrático, aquele que tentou materializar em fórmula seu pensamento sobre o movimento. Quem foi?
a) Parmênides de Eléia.
b) Zenão de Eléia.
c) Pitágoras de Samos.
d) Empédocles de Agrigento.
e) Tales de Mileto.
3 – “O homem é um ser racional e para ser realmente feliz precisa viver de acordo com sua consciência reflexiva, a qual é constituída através de uma conduta ética e virtuosa”. Considerado um dos maiores pensadores da antiguidade, que filósofo questionava a ideia de felicidade, como mostra o texto acima?
a) Platão de Atenas.
b) Tales de Mileto.
c) Heráclito de Abdera.
d) Pitágoras de Samos.
e) Aristóteles de Estagira.