Filosofia e ética
Ao se tratar de justica e direito, temos a principio que a justiça esta ligada ao direito de forma intrinseca; o direito existe para disciplinar a conduta e relizar os valores, entretanto observamos que o direito tanto pode ser justo como injusto. Para precisar o conceito de justiça temos de admitir a superioridade da moral sobre o direito.
A jusitça no sentido grego, remete a mitologia grega. Da relação de Zeus com uma mortal. A justiça tem aspecto divino com o humano.Está dentro da mitologia a ideia da justiça ser severa.
Adotamos assim um conceito de justiça, na qual, Aristóteles vai defini-la primeiramente como conformidade da conduta à uma norma.Ou seja, diz que quem esta dentro da lei é justo. Que toda lei do legislativo passa por uma comissão ética. Se o cidadão segue uma parte da lei é de alguma forma justo. Mas percebemos assim uma não coerencia com a ética. Sendo assim, teremos a justiça como uma virtude( geral). A virtude é adquirida e ela vai intregar as outras.
Partimos assim para uma ordenação normativa em que a justiça é igualdade como reciprocidade, ou seja, segundo o qual cada um deve esperar dos outros, tanto quanto os outros, esperam dele. É uma concepção de justiça bateu levou. A título de exemplo, uma mulher com aproximadamente 50kg. , desfere um tapa acertando um individuoa com aproximadamente 110 kg. Com essa comcepção de justiça , o individuo tem o direito de deferir o tapa na mulher.
Depois temos a autocorrigibilidade , que o critério utilizado pode ser deduzido do carater fundamental que garante a validade do saber cinetifica no mundo moderno: a auto corregibilidade so quando é organizada com vistas a sua eventual correção. Temos então 2 concepções, a 1ª é privar o individuo de sua propria liberdade e 2º a multa, as pessoas sente o peso