Ambientes escolares
TRABALHO DE OBSERVAÇÃO DE AMBIENTES NÃO ESCOLARES AO REDOR DA RESIDÊNCIA DE UM DOS OBSERVADORES
Práticas de Ensino – Observação e Projeto
O bairro Jardim Esmeralda, na cidade de Praia Grande é um bairro rodeado de casas populares e alguns pontos de comércio.
Observamos que existem alguns ambientes educativos como: igrejas evangélicas, há também uma escola de música e uma unidade da Fundação Casa. A igreja não deixa de ser um ambiente educativo, pois leva o homem ao conhecimento religioso, além de oferecer aulas de reforço escolar nos finais de semana.
A escola de música leva aos jovens e adultos o conhecimento musical e a unidade da Fundação Casa, apesar de ser um órgão de internação para menores infratores, leva o adolescente a cumprir medida socioeducatica para a reinserção na sociedade, não deixando de ser uma maneira de reeducar o indivíduo. Optamos por elaborar nosso projeto acerca da Fundação Casa, por se tratar de um local fora dos padrões que a sociedade vê sobre ambiente de aprendizagem. Sem contar que o local onde essa unidade se encontra (no meio de uma comunidade, rodeada com casas residenciais), faz com que os adolescentes da área dêem mais valor à escola e a liberdade, pois dentro desse Centro encontram-se jovens reclusos que infracionaram e por este motivo estão privados de liberdade. A proposta pedagógica desenvolvida neste Centro de Atendimento tem como finalidade oferecer aos adolescentes a possibilidade de contar com um processo sócio-educativo de atendimento integral que os leve a adquirir boa saúde física, mental e moral e a inserir riqueza em seus valores para conseguir atingir objetivos que não violem nem as leis nem os direitos dos seus semelhantes.
A ação pedagógica na Fundação Casa não se restringe ao Ensino Formal. Todos os adolescentes têm acesso a todos os níveis do ensino, recebendo aulas escolares formando assim um ambiente de escola regular, numa tentativa de