Administração da ação empresarial
1. INTRODUÇÃO
Atualmente, administrar se tornou um meio essencial para qualquer forma de meio produtivo ou não que necessite de algum gerenciamento a fundo. O que há por trás de cada tipo economia não são os meios que a sustentam somente, mas boa parte da administração da organização bem empregada. Este trabalho tem por objetivo, mostrar a estrutura da tomada de decisões na hora de aplicar e supervisionar a administração da ação empresarial.
2. DESENVOLVIMENTO
Segundo CARREIRA, a importância do enfoque na administração da ação empresarial, ainda é maior ao se considerar que “não há procedimentos de diagnóstico amplamente aceitos para avaliar as organizações. Ainda existem muitos procedimentos de diagnóstico para funções parciais. E cada especialista tem seu próprio remédio para resolver ou melhorar os problemas que ele percebe. Assim, o objetivo da ação instrumental e ação substantiva caracteriza a ação administrativa, ou seja, uma junção de ações.
Deste modo identificamos que a ação instrumental é própria da organização, enquanto que a ação substantiva é própria do ser humano. Mas, ambas podem ser aplicadas em conjunto sem que haja desconcordância.
Segundo o artigo de CURY, a construção de um mercado futuro, usando as ferramentas da ação empresarial, se dará pelo preparo das empresas em suas competências essenciais, o que conseqüentemente será exigida mudança no papel do gerenciamento tendo os gerentes que se concentrar em seis elementos críticos. Visando criar uma pauta competitiva compartilhada; um conjunto claro de valores e comportamentos; focalizar a influência sem o controle acionário; competir por talentos; velocidade de reação da organização; alavancar recursos corporativos.
CURY, diz ainda que :
“A própria história do Pensamento Administrativo é um relato das soluções gerenciais encontradas pelas megaorganizações para problemas concretos por elas enfrentados. Tais soluções, consideradas boas