Administracao da acao empresarial
Administração da Ação Empresarial.
- O trabalho do gerente executivo: uma visão geral e critíca dos professores. - Aplicação de ferramentas na gestão de processos das organizações que aprendem.
As empresas escolhem ramos de atividades que as levam a gerar produtos ou prestar serviços multivariados, operando em mercados e em condições diferentes.
Ao escolherem o produto/serviço que irão gerar, as empresas definem seu ambiente de tarefa, isto é, seus clientes ou consumidores, fornecedores de recursos (materias, financeiros, humanos, tecnológicos etc), concorrentes em todos esses recursos e grupos reguladores relacionados com seus produtos/serviços. Nesse ambiente de tarefa, a empresa procura estabelecer o seu domínio em termos de poder/dependência, já que o ambiente, apesar de lhe proporcionar oportunidades e recursos, também lhe impõe coações as quais a empresa não pode fugir.
- Para que a estratégia empresarial seja eficiente e eficaz, a empresa precisa articular-se como um sistema integrado, como um organismo único e obter flexibilidade e sinergia. - Os níveis da empresa desempenham um papel diferente na ação empresarial e tomada de decisão:
. Institucional: Defronta com o ambiente de tarefa e lida basicamente com a incerteza e com as coações e contingentes externas.
. Intermediárias: Realiza a negociação entre ambos os níveis institucional.
. Operacional: Defronta com a tecnologia utilizada pela Empresa e lida com a execução das tarefas e operações do seu dia-a-dia.
- Analisando as empresas não podem mais se limitar aos seus processos internos. Precisam assumir uma responsabilidade social cada vez maior. Significa que as empresas precisam atender às exigências da competividade.
BIBLIOGRAFIA. Manual do Professor (Administração-Teoria, Processo e Prática).
Idalberto