Filosofia e seu devir
R: O devir é a nossa característica fundamental e a de tudo quanto no mundo nos rodeia. Por isso a filosofia se tem empenhado, desde o início, em compreender o devir, cuja questão decisiva é a relação deste com o ser. A princípio, somente se enxergavam dois caminhos, ou se deixava perecer o devir no ser, ou o ser no devir. tanto o devir como o ser eram interpretados como pura aparência. Ambos os tipos de concepção se defrontam em Parmênides e Heráclito, embora não tão acentuadamente como durante muito tempo se acreditou.
2)Argumentos/visão critica (quais os assuntos abordados no texto)
R:nasce a filosofia,os pré-socráticos (tales de mileto,Pitágoras de Samo, Heráclito, Zenão e Eléia ,Anaxàra de Clazomene e Protàgoras de Abdera ). A substância é para os pré-socráticos a matéria de que todas as coisas se compõem; mas é, também a força que explica a sua composição, do seu nascimento, a sua morte, e a sua perpétua mudança. 'Ela é princípio não só no sentido de explicar a sua origem mas ainda e sobretudo no sentido que torna fácil.
3)Conclusão/sugestões sobre o texto
Além do mundo o homem deve examinar a si próprio. Na pesquisa o filósofo pode encontrar diversas respostas diretas e claras a respeito do mundo. Mas ao pesquisar a si próprio o homem vai encontrar uma profundidade infinita de conhecimentos a serem descobertos. Quanto mais nos aprofundamos em nós mesmos mais percebemos que somos mais profundos.
4) Questões respondidas sobre o texto:
1)Após os pré- socráticos qual foram os próximos filósofos que da um grande passo para a historia da filosofia?
R:os Clássicos ,filosofo dos chamado século de Péricles época em que a filosofia atinge seu apogeu no mundo grego. 2)existem 2 conceitos chaves no Pitagorismo cite os dois e explique
R:o cosmo e os números, ambos são indissociáveis,pois não poderíamos falar de cosmos isto è de ordem e harmonia na natureza sem uma arkè que produzisse essa ordem