Filosofia e Matrix
2) Neo e a Matrix
3) Neo e Sócrates
4) O mito da caverna
5) Nossas crenças costumeiras
6) Conhecendo as coisas
7) E se não for bem assim?
8) Momentos de crise
9) Buscando a saída da caverna ou atitude filosófica.
10) A atitude crítica.
1) Conhece-te a ti mesmo.
Falar do filme Matrix.
Falar sobre quando Neo é levado por Morfeu para ouvir o oráculo.
Quem é o oráculo? → dois significados: 1) consultar um oráculo [uma mensagem misteriosa enviada por um deus como resposta a uma indagação feita por alguma humano; é uma revelação divina que precisa ser decifrada e interpretada]. 2) receber um oráculo [significa uma pessoa especial que recebe a mensagem divina e a transmite para quem enviou a pergunta à divindade, deixando que o interrogante decifre e interprete a resposta recebida]. Entre os gregos antigos, essa pessoa especial costumava ser uma mulher e era chamada de Sibila = no Matrix.
Na porta do oráculo do Matrix estava escrito: nosce te ipsum – conhece-te a ti mesmo. Somente o Neo poderá saber se é ou não aquele que vai livrar o mundo do poder da Matrix e, portanto, somente conhecendo a si mesmo ele terá a resposta.
Grécia Antiga: na cidade de Delfos, um santuário dedicado ao deus Apolo [deus da luz, da razão e do conhecimento verdadeiro, o patrono da sabedoria. Na entrada do santuário estava escrito: conhece-te a ti mesmo.
Sócrates, um ateniense, foi ao santuário consultar o oráculo, uma vez que todos diziam que ele era um sábio e ele desejava saber o que significava ser um sábio e se ele poderia ser chamado de sábio.
O oráculo, que era uma mulher, perguntou-lhe: o que você sabe? Ele respondeu: “só sei que nada sei”. O oráculo disse: “Sócrates é o mais sábio de todos os homens, pois é o único que sabe que não sabe”. Assim Sócrates torna-se o patrono da Filosofia.
2) Neo e a Matrix
Neo: significa “novo”ou “renovado”.
Morfeu: era o nome de um espírito, filho do Sono e da Noite, que possuía asas e era capaz, num