filosofia e literatura
Nem sempre é clara a relação entre literatura e filosofia, havendo filósofos que rejeitam qualquer distinção entre ambos os discursos. Não creio, contudo, que a literatura seja uma extensão do discurso filosófico, como também não creio que a filosofia seja uma extensão do discurso literário. Existem intenções bem diversas no momento em que se escreve filosofia ou literatura. Jamais Dostoievski tentou fazer filosofia nos Irmãos Karamazov, embora possamos encontrar pensamentos bastante subtis sobre a condição humana ou o problema da existência de Deus EM TEMPOS de aproximação e unificação lusófonos, com direito a reforma ortográfica, o livro Melancolia e apocalipse, estudos sobre o pensamento português e brasileiro, de Leonel Ribeiro dos Santos, 11merece ser conhecido do leitor brasileiro. Se bem que esse professor de Filosofia da Universidade de Lisboa dispense apresentação no meio filosófico brasileiro, já que há vários anos tem dado inúmeras contribuições em universidades no Brasil.
Teoria da literatura
Teoria da Literatura é a argumentação científica ou filosófica da interpretação literária, da crítica literária, da História da Literatura e do conceito de Literatura no geral (literariedade, poeticidade, o literário, a sua definição enquanto poesia, etc.)
O que é Epicurismo:
Epicurismo é um sistema filosófico, que prega a procura dos prazeres moderados para atingir um estado de tranquilidade e de libertação do medo, com a ausência de sofrimento corporal pelo conhecimento do funcionamento do mundo e da limitação dos desejos. Já quando os desejos são exacerbados podem ser fonte de perturbações constantes, dificultando o encontro da felicidade que é manter a saúde do corpo e a serenidade do espírito.
estoicismo
Movimento filosófico que nasceu em Atenas e cujo nome deriva do local em que Zenão de Citio, o seu fundador, instaloua respetiva escola: stoà poikile, quer dizer, o "Pórtico das pinturas". O estoicismo teve início por volta