FILOSOFIA ZENÃO
Resumo sobre a Biografia e as principais ideias de Zenão
BIOGRÁFIA
Zenão (464a.C. – 461a.C.), nasceu na Eléia (Itália). Foi discípulo de Parmênides de Eléia defendeu a filosofia do seu mestre contra as criticas dos seus adversários, principalmente Pitagóras.
Na escola de filósofos de Eléia Zenão era o mais jovem e teve um convívio tão próximo com Parmênides que ele o adota como filho, seu pai verdadeiro chamava-se Teleutágoras.
Ele interviu na política, dando leis a sua pátria, foi morto em uma conspiração contra tirano Nearcos de Eléia, foi torturado por não revelar os nomes dos seus companheiros, essa recusa lhe custou à vida.
Zenão elaborou argumentos para defender a doutrina do seu mestre, ele pretendia demonstrar que a própria noção de movimento era inviável e contraditória. Ele escreveu várias obras em prosa: Discussão, Contra os Físicos, Sobre a Natureza, Explicação Crítica de Empédocles.
Considerado por Aristóteles Zenão foi criador da dialética, que segundo a definição dele, os raciocínios de Zenão provocaram uma dor de cabeça tamanha a complexidade. Um dos paradoxos do filósofo estava em provar que o movimento não existia.
No entanto para ele, o movimento é uma passagem de um corpo da situação de “estar em um lugar” para a de “não estar mais naquele lugar”, ou seja, o movimento não existe. Se o movimento não existe, não há também espaço, tempo e velocidade.
Alguns paradoxos criados por Zenão permitiam a ele refutar as teses apresentadas como meras opiniões, vias do não ser características das confusões causadas pela percepção humana.
Exemplo de alguns clássicos dos paradoxos de Zenão:
a. Dicotomia - Zenão afirmou que antes de um corredor vencer certa distância deverá vencer a metade da mesma; antes de vencer esta metade, deverá vencer a metade da metade; e assim sucessivamente.
b. Aquiles e a Tartaruga - onde Zenão argumentava que o herói grego Aquiles, por mais rápido que fosse nunca conseguiria vencer