filosofia unidade 2
0,2 em 0,2 pontos
Segundo São Tomás de Aquino, Deus deu ao homem o livre-arbítrio (que é capacidade de escolha) e não interfere continuamente para não tirar do homem o dom da liberdade (que é a capacidade de colocar em prática sua escolha).
Identifique a utilização correta desses conceitos no exemplo: “Nos últimos quatro anos, Chen Si, de 39 anos, passou praticamente todos os fins de semana patrulhando a ponte sobre o Rio Yang-tsé, em Nanquim, e salvou da morte 144 vidas. Pelas estimativas oficiais, 280 mil chineses se suicidam todos os anos”. (O Estado de S.Paulo, 29/04/2008).
De acordo com a unidade 2, assinale a alternativa ERRADA:
Resposta Selecionada:
Corretae. Não há exercício de liberdade nem de livre-arbítrio nas atitudes de Chen Si e dos suicidas.
Resposta Correta:
Corretae. Não há exercício de liberdade nem de livre-arbítrio nas atitudes de Chen Si e dos suicidas.
Feedback da resposta:
A alternativa correta é "Não há exercício de liberdade e nem de livre-arbítrio nas atitudes de Chen Si e dos suicidas." Chen Si e os suicidas escolhem e tomam uma atitude prática a partir de um valor pessoal considerado correto. Para Chen si é não permitir que as pessoas se matem; e para os suicidas é escolher e praticar o suicídio.
Pergunta 2
0,2 em 0,2 pontos
O conceito iluminista de progresso assinala uma clara ruptura em relação as ideias dominantes no mundo antigo, medieval e renascentista. O pensamento moderno, sob o efeito da tripla revolução - científica, industrial e Francesa - investiu muito na crença do progresso.
A equação fundamental do iluminismo europeu pressupunha a existência de uma espécie de harmonia preestabelecida entre o progresso da civilização e o aumento de felicidade.
Essa crença estava baseada na combinação de vetores de mudança que não só corriam juntos, mas que se alimentavam e se reforçavam mutuamente. Eram eles:
- o avanço do saber científico;
- o domínio crescente da natureza pela tecnologia;