1º unidade (tema 1 e 2) Filosofia 10ºano
Filosofia é o estudo de problemas fundamentais relacionados à existência, ao conhecimento, à verdade, aos valores morais e estéticos, à mente e à linguagem. Ao abordar esses problemas, a filosofia se distingue da mitologia e da religião por sua ênfase em argumentos racionais; por outro lado, diferencia-se das pesquisas científicas por geralmente não recorrer a procedimentos empíricos em suas investigações. Entre seus métodos, estão a argumentação lógica, a análise conceptual, as experiências de pensamento e outros métodos a priori.
CARACTERÍSTICAS DOS PROBLEMAS FILOSÓFICOS
1 – São relativos às nossas crenças básicas ou fundamentais
2 – São problemas que os filósofos tentam resolver recorrendo ao pensamento. São problemas de carácter geral/concetual ou não empírico. Não se podem resolver recorrendo à experiência da vida, à experimentação científica ou à demonstração matemática.
O que são crenças? São teorias ou afirmações que têm a propriedade de serem verdadeiras ou falsas e com as quais tentamos resolver um problema ou conjunto de problemas.
O que são crenças básicas ou fundamentais?
São crenças cuja verdade ou falsidade determina a verdade ou falsidade de outras crenças que delas dependem. A crença fundamental de várias religiões é a de que Deus existe. Se esta crença for falsa, então outras crenças que dela dependem tornar-se-ão falsas ou pelo menos terão de ser revistas. É o caso da crença de que a moralidade das nossas acções consiste em cumprir a vontade de Deus expressa num dado número de mandamentos.
Qual é a atitude dos filósofos acerca desse tipo de crenças?
A filosofia interroga – se sobre a verdade deste tipo de crenças, transforma-as em problemas. A crença «Deus existe» é pela filosofia transformada no problema «Será que Deus existe?»
Exemplos de crenças básicas ou fundamentais
1. Acreditamos – algumas pessoas acreditam - que a moralidade de uma acção depende da sua intenção ou do seu motivo.
2.