filosofia parte 1
A filosofia considera a realidade concreta em suas explicações e tem o desafio de levar o indivíduo a conhecer a si mesmo. O sentido da filosofia está baseado em nossa capacidade de problematizar. O pensamento filosófico opera através de conceitos, crítica e reflexão. Sócrates e Platão foram filósofos na Grécia antiga e para eles o mundo e os acontecimentos existiam não apenas devido a ação os deuses. O estudo que busca apreender e compreender a realidade através da razão e do conhecimento ou sabedoria chama-se filosofia, se trata também de uma constante explicação do mundo e de si a fim de se autoconhecer. A base da filosofia, em sentido amplo, é a nossa capacidade de problematizar e questionar permanentemente. Assim, faz-se uso de conceitos sobre ideias e sentimentos, de um procedimento metódico e reflexivo e da crítica que é um exame minucioso do objeto abstrato analisado.
Mito e filosofia
Existe um mito que está na base da cultura ocidental que é o de haver um paraíso. O mito antecede a filosofia na explicação da realidade e não se baseia na racionalidade. Ele se fundamenta na intuição e incorpora a imaginação e a emotividade. São características míticas: 1) a narração ocorre em um tempo passado indeterminado, em que deuses habitavam a terra. 2) a narrativa mítica baseia-se na capacidade humana de construir símbolos e imaginar. 3) o mito liga-se a fenômenos da natureza. São características da filosofia: 1) a narração ocorre em um tempo conhecido e passível de permanência e mudança. 2) admite o compreensível e explicações racionais. 3) explica a natureza dentro da perspectiva racional e acessível.
Sócrates e o nascimento da filosofia
(É possível ser indiferente ao outro e conviver passivamente com injustiças) Sócrates viveu em Atenas no séc. V a.C. Platão foi seu discípulo. Sócrates por meio do diálogo a partir de assuntos simples com os demais cidadãos chegava a questões complexas e não usava a prática retórica dos sofistas que negavam