filosofia pag 49
Os períodos da filosofia grega se dividem em 4 que são: Período pré-socrático, Período socrático, Período sistemático e Período helenístico.2º) Quais os principais traços da cosmologia pré-socrática? Escolha um deles e explique-o.
A característica do período cosmológico pode observar que os filósofos deste período fundamentalmente buscamuma explicação racional e sistemática sobre a origem, ordem e transformação da Natureza, da qual os seres humanos fazem parte, sendo humanos e natureza, pela sua identidade, explicados pela filosofia. Acosmologia não admite a criação do mundo a partir do nada; ela afirma a geração de todas as coisas por um principio natural de onde tudo vem e para onde tudo retorna.
Escolho Anaximandro. Eledesigna a substância única com o nome de principio e reconhecia este principio não na água ou no ar ou em qualquer outro elemento particular, mas no infinito, isto é, na quantidade infinita da matéria, deque todas as coisas tiram a sua origem e em que todas as coisas se dissolvem quando termina o ciclo que lhe foi estabelecido por uma lei necessária.
3º) O que é kínesis ou devir ? Por que essa ideia écentral no pensamento pré-socrático?
Kínesis, em grego, significa "movimento". Por movimento, os gregos não entendem apenas a mudança de lugar ou a locomoção, mas toda e qualquer alteração oumudança qualitativa e/ou quantitativa de um ser, bem como seu nascimento e seu perecimento. Esse movimento das coisas e do mundo chama-se devir e segue leis rigorosas (leis determinadas pela physis) que opensamento conhece. Essa ideia é central para o pensamento pré-socrático porque nesse período a filosofia se ocupa fundamentalmente com a origem do mundo e as causas das transformações na natureza.4º) O que ensinavam os sofistas?
Ensinavam técnicas de persuasão para os jovens de modo que, numa assembleia, soubessem ter fortes argumentos.
5º) O que propunha Sócrates contra os sofistas?...