resumo do livro o segredo de luísa
O fundador do positivismo foi Augusto Comte, podemos distinguir no pensamento de Comte três preocupações fundamentais. Uma filosofia da história (na qual encontramos as bases de sua filosofia positiva e sua célebre, lei dos três estados, marcariam as fases da evolução do pensar humano: teológico, metafísico e positivo); uma fundamentação e classificação das ciências (Matemática, astronomia, física, química, fisiologia e sociologia); e a elaboração de uma disciplina para estudar os fatos sociais, a sociologia que, num primeiro momento, ele denominou física social. Também Comte elaborou um esquema de uma religião da humanidade, Pensava ele que a pregação moral abrandaria os capitalistas e assim seriam mais humanos com os proletários e as mulheres, eliminando os conflitos de classes, mantendo, porém, a propriedade privada.(pag.33)
Comte prega a submissão da imaginação á observação, mas isto não deve transformar a ciência real numa espécie de estéril acumulação de fatos incoerentes, porque devemos entender que o espírito positivo não está menos afastado, no fundo, do empirismo do que do misticismo.(pag.35)
O positivismo não aceita outra realidade que não sejam os fatos, fatos que possam ser observados. Para que determinados estudos sejam considerados ciência. Os ataques mais relevantes contra o positivismo, em geral, se dirigiram aos positivistas lógicos, especialmente aos integrantes do Círculo de Viena. Na realidade, eles eram a cabeça mais visível desta tendência filosófica com indiscutíveis raízes no pensamento comtiano.(pag.36)
O positivismo, sem dúvida, representa, especialmente através de suas formas neopositivistas, como o positivismo lógico e a denominada filosofia analítica, uma corrente do pensamento que alcançou, de maneira singular na lógica formal e na metodologia da ciência, avanços muito meritórios para desenvolvimento do conhecimento. (pag. 41)
A FENOMENOLOGIA
A fenomenologia de Husserl, que é a que destacaremos neste breve