Filosofia Moderna II Atividade 1
ATIVIDADE 1.2 – DISERTAÇÃO I
LAVRAS – MG
2014
CÉLIA CRISTINA GOMES DE FREITAS
ATIVIDADE 1.2 – DISERTAÇÃO I
Trabalho apresentado ao tutor Marlyson Junio em cumprimento as exigências da matéria História da Filosofia Moderna II do curso de Licenciatura em Filosofia da Universidade Federal de Lavras (UFLA).
LAVRAS – MG
2014
DISERTAÇÃO I
“Compreenderam que a razão só entende aquilo que produz segundo os seus próprios planos; que ela tem de tomar a dianteira com princípios, que determinam os seus juízos segundo leis constantes e deve forçar a natureza a responder às suas interrogações em vez de se deixar guiar por esta”. Kant, I. “Prefácio à segunda edição de Crítica da Razão Pura”.
Tomando como mote o trecho citado, elabore uma redação de no máximo 30 linhas apresentando a revolução copernicana de Kant.
A chamada “Revolução Copernicana” teve início com a mudança que Kant fez ao ajustar os pólos do conhecimento. Antes, o sujeito é quem se ajustava ao objeto, e o que mais se aproximava da descrição do objeto exterior é um conhecimento verdadeiro, e a partir da mudança promovida por Kant, o objeto é que deve ser ajustado pelas capacidades cognitivas do sujeito para que se dê o conhecimento. No Prefácio da Segunda Edição da “Crítica da Razão Pura”, Kant afirma que até os dias de sua época, o conhecimento deveria se regular pelos objetos, porém, quando se tentava descobrir a priori algo que aumentasse nosso conhecimento, através de conceitos, tal pressuposto fracassava (Crítica da Razão Pura, B XVI), dizendo ainda que:
“Ora, na metafísica, pode-se tentar o mesmo, no que diz respeito à intuição dos objetos. Se a intuição tivesse de se guiar pela natureza dos objetos, não vejo como deles se poderia conhecer algo a priori; se, pelo contrário, o objeto (enquanto objeto dos sentidos) se guiar pela natureza da nossa faculdade de intuição, posso perfeitamente