Filosofia moderna- filosofos mais destacados
INTRODUÇÃO 2
PENSAMENTOS, CRITICAS E DIFERENÇAS DE ALGUNS FILOSOFOS DO PERIODO MODERNO 3
René Descartes 3
Francis Bacon 4
John Locke 4
David Hume 5
Immanuel Kant 6
George Berkeley 6
DIFERNÇA ENTRE FILOSOFOS DO PERIODO MODERNO ACIMA CITADOS. 7
CONCLUSÃO 8
REFERENCIAS BIBLIOGRAFICAS 9
INTRODUÇÃO
Com o Renascimento Cultural e Científico, o surgimento da burguesia e o fim da Idade Média, as formas de pensar sobre o mundo e o Universo ganham novos rumos. A definição de conhecimento deixa de ser religiosa para entrar num âmbito racional e científico. O teocentrismo é deixado de lado e entre em cena o antropocentrismo ( homem no centro do Universo ). Neste contexto, faremos a mensão dos principais filosófos no periodo moderno, onde iremos debruçar- se dos pensamentos principais, as suas criticas bem como as difernças na concepção no campo fiosófico dos principais filosófos modernos, é de salientar que René Descartes cria o cartesianismo, privilegiando a razão e considerando-a base de todo conhecimento.
PENSAMENTOS, CRITICAS E DIFERENÇAS DE ALGUNS FILOSÓFOS DO PERIODO MODERNO
Conhecemos como Filosofia Moderna toda aquela que se desenvolveu durante os séculos XV, XVI, XVII, XVIII e XIX, tendo início no período do Renascimento, porém, por estar sendo tratada em um período tão longo esta filosofia não possui uma uniformidade, ela se encontra dividida em diversos fragmentos de acordo com as escolas dos diferentes períodos dos quais passou.
A nova forma de pensar da Filosofia Moderna culminou no Racionalismo (René Descartes) e no Empirismo (Francis Bacon, John Locke, David Hume) e preparou, de certa forma, o caminho para o Criticismo Kantiano.
René Descartes - a ideia de sujeito é o mesmo que: substância pensante, descobrindo com isso a posição do cogito (do pensamento), definindo-o como substância do sujeito, (metafísica da subjetividade). Para ele, a verdade está no interior do próprio sujeito: a certeza da consciência de si. O