resenha
PSICOLOGIA
WANESSA UGLIARA
TEORIA DO CONHECIMENTO
ITU 2013
Teoria do Conhecimento
Arruda, M.L e Martins, M.H.P. Filosofando, Introdução a Filosofia. São Paulo, Ed. Moderna, 1993.
Por Wanessa Ugliara
No capitulo 10, do livro Teoria do conhecimento a autora descreve muito bem o desenrolar do pensamento dos filósofos em busca do conhecimento do Ser nos períodos pre socráticos, clássico e pós socrático.
No período pre socrático, os filósofos discutem de maneira racional sobre a natureza, a autora sabiamente nos relembra que grande parte da obra dos primeiros filósofos foi perdida, restando apenas fragmentos e os comentários feitos pelos filósofos do período clássico, neste período (pre socrático) foi destacado os dois principais pensadores, Heráclito e Parmênides.
Heráclito defendia a multiplicidade do Ser, já Parmênides dizia que o Ser e imutável.
No período clássico e pós-socrático ainda continua-se discutindo sobre a natureza, porem já se discutia também sobre moral e politica, nestes períodos os filósofos que mais se destacaram foram os Sofistas e Sócrates ambos do período clássico e Platão e Aristóteles ambos do período pós-socrático, neste capitulo a autora nos mostra de forma clara e resumida a forma que cada um pensava, as diferenças, etc.
Os sofistas eram os conhecidos “prostitutos do conhecimento” pelo fato de venderem seu conhecimento. Acreditavam que a linguagem era mais importante para atingir o conhecimento da verdade do que o sentir e o pensar.
Sócrates começa seu método de busca pela verdade através do “perguntar” Sócrates ficou muito conhecido pela frase “só sei que nada sei”.
Logo depois surge Platão que foi um dos alunos de Sócrates, a teoria de Platão se afinava muito com o Ser descrito por Parmênides, ele juntou as ideias de Parmênides com as ideias de Sócrates e criou uma teoria original da palavra ideia.
Um pouco mais para frente Aristóteles