Filosofia, matemática, física e o pensamento científico.”
Pitágoras (IV. a.C) foi filósofo e matemático grego, conhecido pelo teorema sobre o trângulo retângulo.
Nasceu na cidade de Samos, mas migrou de lá por causa do governante tirano Polícrates. Pitágoras viajou por vários lugares, dentre eles, Babilônia, índia e Pérsia. Fundou uma comunidade religiosa, filosófica e política na cidade de Crotônia, uma colônia grega. Porém, foi desterrado e enviado para a cidade de Metapono, onde viveu até a sua morte. Muito das idéias de Pitágoras foram conhecidas através de Filolau, seu discípulo.
A grande contribuição de Pitágoras foi a demonstração dedutiva através da matemática, onde todas as coisas seriam constituídas de números, fazendo associação destes com a mística e a música. Os termos usados até hoje como “média harmônica”, “progressão harmônica”, derivam de sua idéia. Era preocupado com a relação entre a altura dos sons e a largura das cordas da lira, instrumento musical da época, o que derivaria a harmonia musical. Por isso, a palavra “número”, na língua latina, é sinônimo de harmonia.
Para Pitágoras, a terra era uma estrela esférica, onde todas se moviam em torno de um fogo central. Dizia que as distâncias das estrelas com o centro são iguais aos intervalos musicais, com isso, haveria uma harmonia das esferas. Alguns discípulos seus, defendia a rotação da terra sobre si mesma e o giro em torno do sol, o que provavelmente, era defendido por Pitágoras.
Outro estudo importante foi sobre o triângulo retângulo, onde a soma do quadrado dos catetos é igual ao quadrado da hipotenusa.
Pitágoras é muito influente na geometria, aritmética e música. Mas ele foi importante também nos estudo das teorias sobre misticismo. Foi o primeiro crer na idéia da metempsicose, ou seja, na transmigração das