Ética do advogado
MISSÃO UNIRONDON: Possibilitar o saber ser e fazer, para que os acadêmicos ampliem suas possibilidades de sucesso.
REFERÊNCIA BIBLIOGRÁFICA
Araújo Junior, Marco Antonio. Ética Profissional. 5º edição. São Paulo: Editora Revista dos Tribunais, 2009.
NALINE, José Renato. Ética Geral e Profissional. São Paulo, RT, 2009.
GIDDENS, Anthony. Modernidade e Identidade. Rio de Janeiro, Zahar,2009. JUILIÃO, Rodrigo de Farias. Ética e Estatuto da Advocacia. São Paulo. Atlas.2009.
Lei 8.906/94.
Obs. Material de prova.
ÉTICA E MORAL
Ética: estuda a ciência do comportamento moral dos homens em sociedade. Ética vem do vocábulo grego ethos: significa, morada, lugar onde se habita. Moral vem da palavra romana mores: significa costumes. Objeto da ética é a moralidade. Moral são os atos dos seres humanos. A ética fiscaliza a moral, a conduta humana.
A EXISTÊNCIA DA ÉTICA
Obs. Material de prova.
1 - SENSO MORAL E CONSCIÊNCIA MORAL:
Senso moral e a consciência moral referem-se a valores, a sentimentos provocados pelos valores e a decisões que conduzem a ação com conseqüência para nós e para outros. Senso Moral – Quando sentimos a responsabilidade, movida por algo. Consciência Moral – Exigem que decidamos o que fazer, que justifiquemos para nós mesmos e para os outros as razões de nossas decisões e que assumamos todas as conseqüências delas, porque somos responsáveis por nossas opções.
2 – OS CONSTITUINTES DO CAMPO ÉTICO:
O campo ético é, portanto, constituído por dois pólos internamente relacionados: agente ou sujeito moral e os valores morais ou virtudes éticas. Do ponto de vista do agente ou sujeito moral, a ética faz uma exigência essencial, qual seja a diferença entre passividade e atividade. Passividade – É