Filosofia Goethe
Goethe foi um escritor alemão na era romancista, a qual também efetuou alguns trabalhos no campo da ciência.
Uns de seus trabalhos no campo da ciência foi a publicação de sua própria teoria das cores.
Para entendermos um pouco a sua proposta, precisaremos entender a teoria de Isaac Newton, já que a intenção de Goethe era que a sua proposta derrubasse o trabalho do espectro.
Visões Divergentes entre Newton e Goethe
Isaac Newton
Johann Wolfgang von Goethe
Século XVII
Século XVIII
Aspectos Físicos
Aspectos Psicológicos
Estudo sobre Luz Mecanicista
Estudo sobre Percepção Idealista
A luz se divide em cores diferentes, cada cor possui índices diferentes de desvio.
A luz não pode ser dividida, o importante é a percepção das cores.
NEWTON: A conclusão de Newton é que a luz é o resultado de movimentos rápidos de minúsculos corpos luminosos. Decidiu, um dia, investigar o que acontecia com a luz solar se passasse através de um prisma de vidro e fosse projetada em uma tela. Para a sua surpresa, a faixa branca se transformou em uma faixa colorida, composta das cores: vermelho, laranja, amarelo, verde, azul, anil e violeta. Esse efeito foi chamado de espectro. Com esse experimento, Newton concluiu que as cores de todos os corpos são devidas simplesmente ao fato de que elas refletem a luz de uma certa cor em maior quantidade que as outras. Ou seja, simplificando, enxergamos algo amarelo porque o objeto correspondente reflete o amarelo, e absorve as outras cores.
Percepção das cores
Para Goethe o homem fazia parte da natureza, assim como a cor.
A luz seria o ser:
Mais SIMPLES;
INDIVISIVEL;
HOMOGÊNEO.
Por esse motivo, a luz não se divide em cores diferentes, pois uma luz colorida sempre será mais escura que uma luz branca.
GOETHE: Goethe era contra a ideia de que a luz branca era formada por sete cores, e que nós víamos o que era refletido. Goethe defendeu a ideia de que as cores são formadas com a interação da luz com a escuridão.
O espectro, para Goethe, só foi