CAIXA DE SKINNER
Este trabalho tem como função a utilização da técnica de condicionamento operante em laboratório para a monitoria da disciplina de Psicologia geral e Experimental lecionada pela Universidade Paulista – UNIP no 2° semestre de psicologia.
A primeira técnica é de analise das taxas de respostas ao nível operante (NO), ou seja o nível em que o sujeito opera sobre o ambiente antes de qualquer intervenção experimental. Este registro é importante para uma comparação de antes e depois da nossa intervenção, e verificar as há efeitos sobre o individuo.
A segunda técnica é a de modelagem de resposta de pressionar a barra com CRF na qual o objetivo é ensinar uma nova resposta ao sujeito através do procedimento de modelagem que consiste no reforçamento diferencial da resposta que se aproxima do alvo.
A terceira técnica inicia-se com CRF reforço continuo onde foi necessário aplicar o método de aproximações sucessivas para que o rato condicionasse ao comportamento de pressionar a barra para que ele possa estabelecer a pratica de reforçamento continuo.
A ultima técnica foi à extinção, realizada para que pudéssemos observar os comportamentos do sujeito quando este se encontra extinto de reforços anulando todos os reforços antes proposto a ele através do CRF.
As praticas foram ocorridas em laboratório, dividiu-se a turma em duplas na qual cada dupla fez o uso de um rato virtual, objetivou-se em demonstrar através de uma ferramenta analítica no caso o Rato virtual, como se comporta em ambientes de condicionamento, assim consequentemente instaurando as buscas necessárias pelo analista (aluno).
Conforma a analise pela observação os resultados foram á principio satisfatório para o comportamento direcionado ao sujeito em teste, assim confirmando a utilidade da técnica para viés cientifico quanto a psicologia experimental e comportamental.
ABSTRACT
This work has as its objective the use of operant conditioning technique in the laboratory for