CAIXA DE SKINNER
O comportamento operante opera sobre o mundo, por assim dizer, quer direta, quer indiretamente
INTRO
O condicionamento operante são as atividades humanas, onde todos os comportamentos ficam sob o controle das suas consequências. Vem da vontade de um ser humano de suprir suas necessidades, básicas ou não. Implica no modo de agir e pensar, ou seja, no estímulo e na recompensa. Inclui também todos os movimentos do organismos, que em algum momentos fazem efeito em algo ao mundo em redor.
REFERENCIAL TEÓRICO
Para comprovar a tese sobre o comportamento operante, foi feito um experimento com ratos de laboratório.
*O Experimento
*Como ocorreu
*Representação (R-S)
OBJETIVOS DA CAIXA DE SKINNER
O objetivo principal seria fazer com que o rato pressionasse a barra da caixa, o animal fica privado de agua e comida o que se tornaria um reforço positivo como um estimulo, e cada vez que ele apertasse a barra ele receberia agua e alimento. Por um processo de modelagem, a resposta que o rato demonstrava era exatamente a esperada e cada vez que pressionasse ele receberia o alimento.
RESULTADO ESPERADO
O resultado esperado da caixa de Skinner é fazer afirmações sobre as leis comportamentais e, mostrar que o comportamento operante é a satisfação de alguma necessidade, ou seja, que é aprendida na relação entre ação e seu efeito. Por exemplo, o ratinho na caixa aprende que para beber água (comportamento aprendido por ele), precisa pressionar a barra para que haja a resposta, do estímulo da água que vai chegar até ele.
BIBLIOGRAFIA
Livro: Psicologias, uma introdução ao estudo de Psicologia (Ana Maria Bahia Bock, Odair Furtado, Maria de Lourdes Trassi Teixeira), versão mais antiga e mais recente.