Filosofia - Johann Christoph Friedrich von Schiller
Unifor – Novembro de 2014
Johann Christoph Friedrich von Schiller, nascido na Alemanhã, em Marbach am Neckar, na data de 10 de novembro de 1759 e falecido em Weimar em 9 de maio de 1805, mais conhecido como Friedrich Schiller, foi um poeta, filósofo e historiador alemão.
Schiller foi um dos grandes homens de letras da Alemanha do século XVIII, e juntamente com Goethe, Wieland e Herder é representante do Romantism alemão e do Classicismo de Weimar. Sua amizade com Goethe rendeu uma longa troca de cartas que se tornou famosa na literatura alemã.
Infância e primeiros estudos:
Filho de Johann Kaspar Schiller(1723-1796), um cirurgião militar sob o comando de Carlos Eugênio, Duque de Württemberg), e de Elisabeth Dorothea Schiller, (1732-1802), Friedrich Schiller nasceu em 1759, onde viveu seus primeiros anos de vida. Em 1762 seu pai é promovido a capitão e passa a exercer funções de oficial-recrutador na cidade livre de Schwäbisch Gmünd.
Em 1763 a família Schiller fixa residência na localidade de Lorch, onde Schiller aprende as primeiras letras. Aos cinco anos inicia seus estudos de grego e latim, sob a orientação do pastor Ulrich Moser.
Academia Militar
Em 1767, um nova nomeação de Johann Kaspar Schiller leva a família a se instalar em Ludwigsburg, onde seu filho freqüenta a escola de latim.
A intenção da família é de preparar o menino para ser pastor, mas em 1773, contra a vontade da família e do próprio garoto, ele ingressa na Karlsschule, academia militar instalada no castelo Solitude, em Stuttgart, fundada e pessoalmente supervisionada por Carlos Eugênio com a finalidade essencial de treinar oficiais e funcionários para servi-lo.
O jovem Schiller opta pelo curso de Direito, que posteriormente abandonará. A rigidez da disciplina militar da academia causa-lhe profunda impressão e lhe dá inspiração para sua primeira grande obra, Os Bandoleiros.
Escola de Medicina
Com a transferência