Filosofia geral
Foi denominado pela história Brasileira como República da espada o período no qual foi instalado no país o regime republicano, recém-instalado. Teve como presidentes dois militares: Marechal Deodoro da Fonseca e Marechal Floriano Peixoto. Naquela época um pequeno grupo de militares se revoltava e organiza um golpe que não foi identificado.
Assim sem oferecer nenhuma resistência Dom Pedro II deixa o poder por conta de um golpe discreto e inesperado. Assim quem assumiu o poder foi Deodoro da Fonseca que liderou o movimento e instituiu a República no nosso país em 15 de novembro de 1889. Deodoro ficou no Governo Provisório que comandou o país até que se fossem feitas eleições. Após a sua realização Deodoro da Fonseca como Presidente e Floriano Peixoto como vice. Com o passar do tempo Deodoro não soube como lidar com o Governo. A crise econômica abalou a popularidade do governo de Deodoro. E o congresso tentou aprovar uma lei de responsabilidade, diminuindo seus poderes. Dias depois acontece uma revolta armada obrigando Deodoro da Fonseca a renunciar. E o país passa a ser governado pelo vice Floriano Peixoto que assume em 23 de novembro de 1897. Tendo um governo mais bem sucedido que de seu antecessor e assim o período da república de espada teve seu fim. A república da espada foi um período de transição onde o poder político foi preparado para as Oligarquias. E a partir desse momento novas figuras da Elite Nacional assumiram um regime que sós e demostrava liberal no campo das teorias.
Guerra de Canudos
Na Bahia durante o século XIX quem governava era Prudente de Morais. Houve uma rebelião chamada de Guerra de Canudos conhecida pela pobreza, muitas pessoas não tinham onde morar, o que comer o que vestir. E as terras eram dos grandes coronéis (que a tornaram improdutivas). Essa situação revoltou a população que se uniram a um homem que acreditavam ser um enviado de Deus para abolir as desigualdades sociais, esse homem era Antônio