Filosofia Geral
Professor: Drd. Fabrício Emerick Soares
Carga-horária integralizada: 03 horas
Data da entrega: 20/05/2014
Valor em pontos: 3 pontos
CONSULTAR:
CAPÍTULO 10 – TEORIA DO CONHECIMENTO – Segunda Parte – Teoria do Conhecimento na Idade Média (páginas 101 até 103) do LIVRO: FILOSOFANDO: UMA INTRODUÇÃO A FILOSOFIA - DAS AUTORAS – MARIA LÚCIA DE ARRUDA ARANHA E MARIA HELENA PIRES MARTINS. CAPÍTULO 13 – A CIÊNCIA MEDIEVAL (páginas 143 até 147) do LIVRO: FILOSOFANDO: UMA INTRODUÇÃO A FILOSOFIA - DAS AUTORAS – MARIA LÚCIA DE ARRUDA ARANHA E MARIA HELENA PIRES MARTINS.
Após resolver os exercícios o(a) aluno(a) deverá anexar novamente a APS com as respostas corretas dos exercícios com uma cor diferenciada. Exemplo: alternativa a...
1 – Durante a Idade Média a filosofia cristã se apresentou especialmente através da Patrística e da Escolástica. Buscando o resgate da filosofia de Platão e de Aristóteles, os principais representantes dessas correntes de pensamento são, respectivamente:
(A) Santo Ambrósio e Santo Anselmo;
(B) Santo Agostinho e Santo Tomás de Aquino;
(C) Heráclito e Parmênides;
(D) Zenão e Epicuro;
(E) Sêneca e Cícero.
2 – A respeito daquilo que Santo Tomás de Aquino pensa sobre a relação entre Fé e a Razão, através da correlação entre Teologia e Filosofia, assinale a alternativa correta:
(A) a Filosofia pode contestar a Teologia.
(B) a Teologia tem de se subordinar a Filosofia.
(C) não há nenhuma relação entre Fé e Razão.
(D) a Fé orienta a Razão.
(E) nenhuma das alternativas anteriores.
3 – Tomás de Aquino (1224 - 1274), na Suma Teológica destaca a distinção entre fé e razão e redefine a sua relação, em diálogo com a tradição filosófica e teológica. Sobre a relação: fé e razão, podemos dizer que para Aquino: (A) a filosofia e a teologia têm a mesma autoridade na definição das verdades da fé;
(B) a filosofia é autônoma no conhecimento e a teologia, na fé;
(C)