filosofia geral
Prof. LOURENÇO BARNETT
Disciplina Acadêmica: História da Filosofia e suas épocas Aluno: Mesaque Bastos
INTRODUÇÃO
Ao começarmos esse estudo teológico dessa disciplina, precisamos primeiramente entender que a História da Filosofia, como toda divisão cronológica, é uma opção arbritária de quem estabelece os pontos de ruptura para justificar as separações entre um período e outro. É claro que esta arbritariedade está sustentada em algum princípio que permite aproximações entre temas, características e proposições dos autores.
Ao entrarmos-nos diversos períodos da história da filosofia, podemos analisar que, falar de características do pensamento filosófico de uma época é uma forma de encobrimento das diversidades que existem, mas ao mesmo tempo, a procura por essas características nos auxiliam na identificação da abordagem filosófica.
Falaremos nos seguintes tópicos que seguem, falaremos sobre a caracterização geral e as particularidades de cada filósofo, a periodização que fazemos a seguir parte de algumas das principais obras da História da filosofia e se aproxima das divisões clássicas da própria História: antiga, medieval, moderna e contemporânea.
Também abordaremos sobre as escolas, que via de regra, remete-se aos primeiros períodos da Filosofia (Escola de Tales, ou de Mileto ou jônica). Neste período, o Moderno, em específico, a filosofia não se traduz em escolas.
Falaremos também sobre a divisão filosófica histórica e sistemática, na qual poderíamos antecipar que a primeira descreve os filósofos e suas produções ao longo da história da humanidade, em cada momento da história, você poderá fazer um rasgo e lá estará o filósofo tal com o seu pensamento. quanto a filosofia obedecendo ao modelo sistemático, poderia