PREPARO E PADRONIZAÇÃO DE SOLUÇÃO NaOH 0,1 mol/L (0,1 N)
PREPARO E PADRONIZAÇÃO DE SOLUÇÃO NaOH 0,1 mol/L (0,1 N)
Nomes: Ana Paula Nº 05 Roberta Gonçalves 32 Sheila Patricia 33
Professor: Renato Barnabé
Turma: 102
Data da Prática: 25/04/2014
Introdução
No preparo de soluções, como em todo procedimento experimental, alguns erros podem ser cometidos. Eles têm como causas comuns o uso inadequado da vidraria, as falhas na determinação da massa e de volume. Através do processo de padronização é possível verificar o quanto a concentração da solução preparada aproxima-se da concentração da solução desejada.
Nesse experimento iremos conhecer os mecanismos utilizados para o preparo da determinada solução, além de padroniza – lá. Algumas definições serão abordadas ao longo do procedimento para se ter um contexto dos processos envolvidos em uma análise volumétrica. Em uma titulação a adição de fenolftaleína é uma maneira de se determinar quando o ponto de equivalência da titulação for alcançado Na titulação ácido-base, a fenolftaleína é incolor em soluções ácidas, mas rosa em soluções básicas. Dessa forma, quando ocorre a mudança de cor de incolor para rosa, significa que a solução foi completamente neutralizada. A mudança de cor sinaliza o ponto final da titulação
Objetivo
Preparar e padronizar uma solução de hidróxido de sódio (NaOH) 0,1 mol/L (0,1 N). Logo em seguida, determinar a concentração exata das soluções preparadas utilizando a técnica de titulação.
Material e reagentes utilizados
- Hidróxido de Sódio (NaOH)
- Biftalato de Potássio (KHC8H4O4)
- Fenoftaleina
-Água destilada
E as seguintes vidrarias:
- 1 Balão volumétrico de 500ML
- 1 Bureta de 50ML
- 1 Erlenmeyer de 250ML
- 2 Becker de 50ML
- 1 Bastão de vidro
- 1 Suporte universal
- Balança analítica
- Garras
- 1 Funil de Vidro
- Dessecador
Procedimento
Utilizando a balança analítica e um becher pesou-se de 2,1 a