RELATORIO AULAPRATICA MUSGOS

391 palavras 2 páginas
Relatório Musgo

Introdução
Os musgos fazem parte do maior grupo de briófitas já classificadas, estes, saoplantas avasculares, ou seja, não possuem vasos condutores de seiva. Costumam habitar ambientes escuros e úmidos sendos esses habitats desérticos ou não.
Os musgos são plantas criptogamas, as quais apresentam orgam reprodutor escondido e dependem da água para sua reprodução onde a fase dominante é o gametófito. Apresentam rizoides, cauloides e filoides.

São plantas de pequeno porte, justamente por não apresentarem vasos condutores. Seu pequeno tamanho facilita o transporte de nutrientes que é feito célula a célula.
Encontram-se divididos em três classes:Sphagnidae (os musgos-de-turfeira),Andreaeidae (os musgos-de-granito) eBryidae (conhecidos como “musgos verdadeiros”).
Os musgos apresentam grande importância ecológica, eles reduzem o processo erosivo, podem ser reservatórios de água e nutrientes e oferecem abrigo a microorganismos e são viveiros para outras plantas .
MATERIAIS
- Um exemplar de musgo
- Pinça
- Lamina
- Microscópio óptico
- Durex
- Bisturi

OBJETIVO
O objetivo desse experimento é analisar a estrutura do musgo e seus constituintes para um maior entedimento de sua espécie.
PROCEDIMENTO
Coletar um exemplar de musgo com a pinça, coloca-lo em uma lamina limpa para que possa ser devidamente analisada no microscópio óptico com a ajuda de um durex. Posicionou a lamina no microscópio óptico, focalizou-se para obter uma imagem nítida e observou-se a estrutura do musgo.

RESULTADO
Pudemos observar que os musgos são plantas classificadas como briófitas, possuem coloração pois há presença de cloroplastos. As pardes celulares são bem definnidas em formatos quadriculados. Pudemos observar também as células do tecido clorofilino de um filóide de um musgo. Foi identificado o reconhecido as transformações e o desenvolvimento do ciclo de vida de um musgo como gametófitos e os esporófitos. E também ocorreu a distinção e analise de

Relacionados