FILOSOFIA GERAL E JUR DICA 1
Simulado: CCJ0109_SM_201307288596 V.1 Fechar Aluno(a): RAQUEL Matrícula: Desempenho: 0,0 de 10,0
Data: 22/11/2014 21:00:22 (Finalizada)
1a Questão (Ref.: 201307442436)
Pontos: 0,0 / 1,0
Apesar da pluralidade de doutrinas que marcou o ESTOICISMO, é possível identificar alguns elementos que podem configurar o cerne deste sistema filosófico, sendo CORRETO afirmar que:
No que se referia à LÓGICA, o estoicismo se baseava em um EMPIRISMO a partir do qual todo o nosso conhecimento, todos os conceitos derivavam de nossa EXPERIÊNCIA PERCEPTIVA, ao mesmo tempo em que, na construção do conhecimento fundamentada em uma base de dados perceptiva, a INTUIÇÃO desempenhava um papel central. Para os estoicos, a finalidade da conduta humana (o TÉLOS da vida humana) não é a CONTEMPLAÇÃO mas sim a AÇÃO e é nesta última que reside o ideal de vida estóico.
A ética estóica é aquela que deve ser cumprida não por uma questão de dever, mas na expectativa de um retorno social (em forma de prestígio/reconhecimento ou de recompensa material).
O "homem ético" do ESTOICISMO é aquele que não se conforma com suas limitações e para superá-las age no sentido de atingir seus objetivos, relativizando o BEM e o MAL.
Além de concordarem, em sua maioria, com o caráter sistêmico da FILOSOFIA e com sua tripartição em FÍSICA, LÓGICA e ÉTICA, os estóicos entendiam que a LÓGICA sobrepujava as demais partes, constituindo-se como a parte inicial e fundadora das demais.
2a Questão (Ref.: 201307442430)
Pontos: 0,0 / 1,0
No que se refere a alguns dos aspectos mais significativos da ÉTICA e da DOUTRINA estóicas, podemos afirmar que:
I - Na medida em que a estrutura do UNIVERSO, para os estóicos, não seria apenas perfeita, mas também racional, ele deveria ser imitado, sobretudo no que diz respeito à MORAL e à POLÍTICA.
II -