filosofia do direito
Andressa Castro de Souza;
Claudia Helen P. de Oliveira;
Cosma Pedroza Machado.
Estudo dirigido
Filosofia do Direito
Manaus-AM
2014
Estudo Dirigido de Filosofia
1- Porque a Filosofia do Direito desemborca numa História da Filosofia do Direito?
A História da Filosofia do direito revela que, ao longo do tempo, durante sua própria construção meditou sobre o problema do direito e da justiça. Processo que resultou numa formulação que não foi artificiosamente inventada, mas corresponde a uma necessidade natural e racional. Dessa forma, a filosofia do direito é reflexo de sua própria historia resultante de diferentes tradições filosóficas baseada na razão.
2- Quais são as duas manifestações da Filosofia do Direito?
A filosofia do direito tem como manifestações: a) Estimular o pensamento, b) Fazer uma critica do conhecimento jurídico imposto pela doutrina.
3- Caracterize a Filosofia do Direito Pré- Contemporânea: Antiga e Medieval.
Filosofia do direito Antigo: É baseada em um modo de produção escravagista caracterizar-se pela a força bruta dos senhores sobre os escravos, legitimando, estruturando, dando coesão, e domínio de exploração. Sendo uma produção que não precisa do direito, pois é a força que sustenta a própria escravidão.
Filosofia do Direito Medieval: É baseada em modo de produção feudalista onde se caracteriza pela exploração do senhor feudal para com seus servos dando-se através da posse dos meios de produção e das terras e essa posse é transmitida tradicionalmente do senhor para seus descendentes de tal modo que é a tradição que dar coesão e organização a essa própria estrutura social.
4- Explique como se deu a construção da Filosofia do Direito Moderno.
A construção do direito moderno deu-se a partir de um embate entre a nobreza e a burguesia, onde a nobreza detém um poder e um pensamento absolutista no qual a burguesia vai conta esses princípios baseados