Filosofia de Platão
Os processos de formação desse guardiões tem como base duas artes muito apreciada pelos gregos: a música juntamente com a poesia e a ginástica.
Em relação as duas bases propostas por platão ele defedia em questão da educação musical algumas sensuras de poemas com algum traço de natureza ''não digna'' .Em relação a educação fisica seguia o moledo da educação militar espartana que tem por base exercícios físicos e prescreve o rígido controle sobre os prazeres.
O objetivo principal para Platão era a formação do homem moral, vivendo em um estado justo, o pensamento politico para Platão não se limita a pratica insegura e circunstancial, deve pressupor a investigação sistemática dos fundamentos da conduta humana, a politica poderia deixar de ser o jogo fortuito de ações motivadas por interesses nem sempre claros e frequentemente pouco dignos, para se transformar numa ação iluminada pela verdade e um gesto criador de harmonia, justiça e beleza. Seu pensamento politico pode ser encontrado em dois livros “A Republica e as Leis”, em sua obra A Republica ele deixa claro que as crianças treinadas para serem os futuros guardiões, seriam submetidas a duras tarefas e só as melhores se tornariam o rei-filosofo, portanto os futuros guardiões não têm como ideal de felicidade chegar ao poder para ser honrado por sua sabedoria ou para adquirir prestigio e riqueza, ele não cultiva qualquer tipo de orgulho e é feliz por ser o educador maior de todos, aquele que governa para fazer de seus concidadãos homens e mulheres melhores.
A grande articulação entre esses dois tipos de educação constitui a espinha dorsal da formação dos futuros guardiães. Mas como escolher, dentre eles, o mais apto para governar a cidade? Platão entende ser necessário submeter os educandos a duras provas de habilitação, as quais incluem