Filosofia de empresa e cultura ética
A organização que era líder no mercado em seu setor, perdeu posição para um de seus concorrentes que, em pesquisas realizadas não constava na lista das dez melhores empresas em seu segmento e ainda estava ameaçada por outra cujos resultados aproximavam-se em ímpeto surpreendente.
O clima da empresa é de insegurança, moral baixíssima e desmotivação. A insatisfação dos funcionários geram conflitos e demissões injustas são inevitáveis. O chefe, não fica ao alcance para receber solicitações e resolver os problemas gerados. A frustração é generalizada. As dificuldades de diagnóstico esbarram na falta de sinceridade da gerência, não informando aos seus superiores os fatos ocorridos. A procura por culpados se torna maior que do que a procura por uma solução.
Faltam referências de valores e uma projeção do valor de ética da organização, porém, contudo, o conceito de cultura ética empresarial é revista e a atitude ética dos diretores foi de festejar o aniversário da empresa com todos os colaboradores da organização, e promover um pronunciamento da filosofia empresarial deixando claro, itens relevantes como: * Estímulo permanente ao autodesenvolvimento; * Aproveitamento e valorização de potencial dos profissionais; * Busca incessante à inovação.
Tudo voltou à rotina e o “tempo” foi utilizado como clássica estratégia de esquecimentos e fatos incômodos. Assim foi dado início a um programa contínuo de ética e comunicação na empresa. Pois é nos momentos de crise que se encontra a oportunidade.
Discussão 1- Interpretar o caso, considerando: a) Ética e clima de empresa;
O clima da empresa é de insegurança, moral baixíssima e desmotivação. Falta ética na gerência onde a procura por culpados se torna maior que do que a procura por uma solução. b) Atitude ética dos diretores;
A atitude ética dos diretores foi de festejar o aniversário da empresa com todos os colaboradores da organização, e promover um