Pedagogia
UNASP
Fernando Silva – 32356
Mariane Silva – 40074
Marjorie Vieira - 22576
Rodrigo Silvério – 34428
Movimento Social Indígena
Movimentos Sociais da Educação
Profº.: Elaine Carraro
Abril / 2013
Hortolândia – SP
FACULDADE ADVENTISTA DE HORTOLÂNDIA
Fernando Silva – 32356
Mariane Silva – 40074
Marjorie Vieira - 22576
Rodrigo Silvério – 34428
Movimento social indígena
Objetivo
Orientadora: Elaine Carraro
Abril / 2013
Hortolândia - SP
Movimento Social Indígena
Do que se trata?
Falaremos de quando se iniciou este movimento tão importante no sentido de preservação da cultura, dos direitos e das terras que estão sendo tiradas do povos indígenas.
Uma das maiores representantes do movimento social indígena é a FUNAI.
FUNAI é a sigla de Fundação Nacional do Índio, um um órgão do governo brasileiro que lida com todas as questões referentes às comunidades indígenas e às suas terras.
A FUNAI foi criada em 05 de dezembro de 1967, através da lei nº 5.371 para proteger e dar suporte aos índios.
As finalidades da FUNAI englobam o acompanhamento de ações que visem a proteção saúde e educação do povo indígena, a divulgação das suas culturas, além da realização de pesquisas para recolha de dados estatísticos sobre a população indígena no Brasil.
A FUNAI tem como missão promover e proteger os direitos dos índios, preservando as suas culturas, línguas e tradições, além de monitorar as suas terras para impedir ataques de madeireiros, garimpeiros e outros, evitando práticas de usurpação das riquezas que pertencem ao patrimônio indígena e que colocam em risco a preservação das comunidades.¹
Qual a influência do movimento social indígena na educação
Uma das grandes preocupações do movimento indígena é a educação. O objetivo é através do movimento indígena elaborar uma política própria para a educação escolar. Procurar descrever e analisar a trajetória dos professores indígenas da Amazônia na sua