filosofia das ciencias
(Rom Harré)
Neste capítulo vamos tratar da natureza do conhecimento cientifico. Junto deste mesmo assunto vamos ver teorias que tratam dos vocábulos de determinados conhecimento cientifico.
A ciência é um conjunto de teorias bem verificadas que explica uma serie de fenômenos estudados. Com isso somos levados a duas linhas de investigação, a primeira é sobre quais as normas do fenômeno, a segunda para matéria e conteúdo do conhecimento teórico
Em primeiro lugar vou falar de cinco modelos de investigação cientifica e levara a certos problemas epistemológicos. Depois como quatro famosas teorias epistemológicas agregam-se com tais exemplos.
Os átomos químicos
Quando é misturada duas soluções, sedimenta-se um precipitado branco no fundo do tubo de ensaio. O liquido que resta evapora-se gradualmente através do aquecimento, e logo temos outra substancia branca. As amostras da substancias haviam sido pesadas anteriormente da reação e logo após observa-se que as mesmas tem o mesmo peso do material que restou após a reação. A teoria química do átomo explica este fenômeno. As moléculas são as mais pequenas porções independentes de matéria. A molécula é um conjunto de átomos que se encontram em um determinado espaço, de forma que um átomo se liga a outros dois de diferente tipo.
Durante uma reação química, os átomos matem sempre o seu mesmo peso. A reação química consiste, em novos agrupamentos de átomos, ocorre assim mudança nas moléculas presentes, e a alteração das substancias.
No período clássico da química, a única técnica de pesquisa que se tinha era a identificação qualitativa destas substâncias, isso se dava ou por meio da aparência ou pela capacidade reativa ou pela origem ou na pesagem dos reagentes e dos produtos desta ação. Nesta base, qual será a norma do nosso pretenso conhecimento acerca do comportamento ou mesmo da existência dos átomos químicos?
Para uma visão histórica sobre tais argumentos deve-se consultar Knight, Brock e