filosofia da natureza
B) O poema divide-se, basicamente em duas partes: na primeira (1-382), Hesíodo apresenta inicialmente uma série de referências míticas, relacionadas com o trabalho e a justiça, depois os mitos de Prometeu e de Pandora e, finalmente, o célebre mito das cinco "raças" da humanidade, que relata a passagem da vida paradisíaca dos primeiros homens, que conviviam com os deuses, à vida dura e sofrida dos tempos atuais. Na segunda parte (383-828), o poeta dá conselhos práticos para a vida agrícola e apresenta vários preceitos morais.
As cinco raças:
A Geração Áurea: Foi à primeira raça, semelhante aos deuses. Vivia uma sequência constante de prazeres. Conviviam em perfeita harmonia com os Deuses. Desconheciam o cansaço, doença ou dor. Após longos anos de felicidade, a morte vinha como um suave adormecer. Esta geração foi totalmente destruída como punição pelos terríveis erros do titã Cronos.
Geração Argêntea: A raça que se seguiu era formada por fracos e tolos. Incapazes de administrar suas próprias questões, mesmo de ajudarem uns aos outros. Levavam cem anos para iniciar a fase adulta. Não faziam distinção de bem e mal; e tinham a vida cheia de dor e tristeza. Indispostos para o trabalho, não amavam uns aos outros. Viviam do que tomavam pela força e era comum se matarem. Não se submetiam aos deuses. Zeus insultado por sua prepotência e violência, matou a todos.
Geração Brônzea: Zeus criou a esta geração. Homens altos e fortes, guerreiros destemidos. Moldados em bronze, tinham armas do mesmo material. Tudo era de bronze, pois os homens ainda não haviam descoberto como trabalhar o ferro. Não cultivavam a terra. Viviam da caça e da coleta. Tornaram-se arrogantes e vaidosos, cheios de tolo orgulho e uniram-se para tomar o monteOlimpo. Novamente Zeus matou a todos.
Geração de Heróis e Semideuses: A quarta geração veio ao mundo com Hércules, Teseu, Orfeu, Jasão, Aquiles, Agamêmnon e todo o exército de heróis da