Filosofia da Educação Conhecimento e Educação em Kant através de vídeos
ATIVIDADE ESTRUTURADA
CONHECIMENTO E EDUCAÇÃO EM KANT ATRAVÉS DE VÍDEOS
Na análise do pensamento kantiano em relação ao conhecimento e a realidade, observamos a preocupação do autor em delimitar o alcance de nossos sentidos cognitivos em relação a essas duas esferas da vivencia humana: o conhecer e a realidade experienciada. Kant é de opinião que o conhecimento é produzido a partir das nossas experiências sensíveis, mas que há a existência de um filtro que nos auxilia nesse processo e que nos é interno: a razão humana, que condiciona as nossas percepções de tempo e espaço.
O pensamento de Kant compenetra-se bem das limitações que nossos próprios sentidos nos impõem, tornando-se um natural obstáculo para a almejada captação do todo, nos impedindo descobrir o sentido profundo e pleno de tudo aquilo que se nos apresenta como elemento capaz de nos prover de mais conhecimento e experiência, alargando os horizontes do nosso próprio saber. Desse modo, não nos é possível saber e apreender tudo. A razão humana tem limites.
Mas Kant deixa claro que é possível sempre aprender mais, potencializar todas as virtudes ou dons que em nós se encontram em gérmen. E a base para toda essa aprendizagem e desenvolvimento pleno se acha essencialmente ligada ao uso da razão. É ela que organiza as noções que temos de tempo e espaço, que se originam dentro de nossa mente, dentro de nós, e que atribuem significado aos fatos, aos eventos, dos mínimos aos maiores a acontecimentos da vida cotidiana - e dos pensamentos mais simples até aos mais complexos, abstratos e transcendentais.
Afirma o autor em análise que nossa mente produz recortes da realidade, fixados num determinado momento- num tempo e espaço específicos, restritos – e que devido a esses obstáculos naturais de nosso aparelhamento cognitivo, as velhas questões clássicas da filosofia permaneciam ainda não decifradas. Como pode o limitado, o