Filosofia da Ciência
EXPLIQUE AS SEGUINTES AFIRMAÇÕES DE KARL POPPER:
1) É fácil obter informações ou verificações para quase toda teoria- desde que a procuremos.
Karl Popper naquela época não estava preocupado com as questões “Quando é verdadeira uma teoria?” ou “Quando é aceitável uma teoria?” seu problema era traçar uma distinção entre a ciência e a pseudociência ,pois sabia muito bem que a ciência frequentemente comete erros, ao passo que a pseudociência pode encontrar acidentalmente a verdade.
Popper constrói os fundamentos de sua nova concepção da lógica da investigação cientifica acertando contas com as explicações tradicionais. Duas são as concepções básicas com as quais Popper se defronta cientificamente ,rejeitando-as como não satisfatórias na sua pretensão de demarcação no campo cientifico. A primeira é a que estabelece a indução como critério para as ciências. A segunda é a que propõe a verificação ( neo positivismo).
2) As confirmações só devem ser consideradas se resultarem de predições arriscadas.
Segundo Popper ,toda boa teoria cientifica proíbe certas coisas de acontecer; a teoria que não pode ser refutada por certo acontecimento concebível não é cientifica, ou seja, a teoria cientifica e susceptível de refutação; todo teste genuíno ou constatação de uma teoria é uma tentativa de refutá-la; se o teste genuíno da teoria resultar uma confirmação então a teoria é corroborada sem, no entanto, a confirmações só devem ser consideradas relevantes se resultarem de predições arriscadas ,ou seja , se esperamos um acontecimento incompatível com a teoria e que possa refutá-la.
3) Toda teoria cientifica “boa” é uma proibição : ela proíbe certas coisas que pode acontecer.Quanto mais uma teoria proíbe melhor ela é.
Do ponto de vista logico existe uma assimetria inconciliável entre as possibilidades de verificação e a refutação de teorias. Isto porque um número arbitrariamente grande de instâncias confirmadoras não basta para estabelecer a