filosofia crista
BROWN, Colin. Filosofia e Fé Cristã; tradução Gorgon Chown.-São Paulo: Vida Nova, 2007, 280 páginas.
Este livro procura trabalhar paralelamente a filosofia e a fé perpassando por vários estudiosos e movimentos intelectuais por um período de um milênio. Colin Brown relata que a união entre a filosofia e a fé cristã não poderia ser descrito como um casamento ideal. Muito filósofos, ainda nos dias atuais, têm dificuldades em reconhecer a crença religiosa pois, a ligação entre ambas mostra-se tênue em seus encontros. Mesmo os estudiosos bem intencionados, de ambos os lados, nos adverte contra a união da filosofia e fé. Na igreja primitiva haviam aqueles que asseguravam que pagãos haviam sido levados á religião através da filosofia e que a filosofia era para os gregos assim como o antigo testamento era para os judeus, outros no entanto, afirmam que a filosofia era a raiz da heresia e que a sabedoria do mundo sem fé jamais poderia trazer o conhecimento de Cristo aos homens. Vários leitores têm um conhecimento frágil sobre os escritores e movimentos intelectuais nas áreas trabalhadas e para enriquecer esse conhecimento é que Brown nos mostra os aspectos positivos e negativos de cada escritor e suas obras, iniciando por Kant, Hume, Aquino entre outros, perpassa por Lutero, Calvino na Reforma até chegar ao marxismo.
“Diante de um antagonismo tão profundo é de se perguntar como pode surgir um diálogo entre o marxismo e cristianismo? Mesmo assim surgiu este diálogo, no início dos anos 60, e prossegue até hoje.” (pag. 219)
Vale ressaltar que o autor relata também os movimentos intelectuais movidos pelos pensamentos e ideais dos escritores realizando uma trajetória da Reforma Religiosa do Século XVI até o período conhecido como Iluminismo abrange trezentos anos, foram o berço do pensamento moderno, o racionalismo que veio investigar tudo a luz da razão sendo Descartes o primeiro filosofo racionalista, idealismo com o alemão