Filosofia aplicada ao serviço social
FILOSOFIA APLICADA AO SERVIÇO SOCIAL
A atividade nos foi posta em forma de desafio, desmembrando-se em etapas. Em sentido geral, Atividade Supervisionada –ATPS, constitui-se em exercício reflexivo do conceito de filosofia, outras formas de conhecimento envolvendo o senso comum e a consciência filosófica do mundo, acrescida de estudos sobre as correntes filosóficas e suas influências no Serviço Social.
Em termos específicos as etapas do desafio se constituem no passo a passo sobre o conteúdo geral da disciplina. Especificado da seguinte forma:
Etapa 1, explicitar as concepções iniciais sobre a constituição do ser humano, sua intencionalidade e finalidade nas tarefas básicas, que estão colocadas para a Filosofia na sua relação com o Serviço Social.
Etapa 2, compreender o conceito de Filosofia, relacionando-o com as formas de conhecimento e as linhas do Serviço Social.
Etapa 3, compreender e refletir sobre as tarefas da Filosofia: antropológica de reflexão ética e moral; epistemológica e de reflexão política e social.
Etapa 4 estabelecer um paralelo entre o conhecimento prévio apresentado na Etapa 1 desta ATPS e as vivências e estudos das etapas seguintes, apresentando, de forma criativa, uma compreensão das tarefas da Filosofia: antropológica de reflexão ética e moral; epistemológica e de reflexão política e social.
O objetivo do desafio é a elaboração de um relatório final sobre a Filosofia aplicada ao Serviço Social.
Nesta Atividade Prática Supervisionada - ATPS procura-se através das diretrizes do desafio “passo a passo” compreender o significado social da profissão do Assistente Social e de seu desenvolvimento sócio histórico, nos cenário internacional e nacional, ao aprimorar as possibilidades de ações contidas na realidade.
Como foco da questão social aborda-se os dilemas e riscos da modernidade. Quais sejam: Globalização da economia e o processo Tecnológico; Urbanização e