professor na sociedade
A escola não é um espaço neutro e o professor deve ser um intelectual transformador,sendo assim , discutir quais são os problemas atuais para a implantação do trabalho participativo no cotidiano escolar.
A escola não pode ser um ambiente neutro na comunidade, deve ser um vinculo transformador, que aproxima a comunidade da escola dos seus problemas e questões relevantes que estão sempre em destaque na sua realidade. Educar tem que partir do principio de auxiliar no bom desenvolvimento de um todo. O professor e a ferramenta essencial para elaboração e desenvolvimento desses projetos. Por ter uma maior vivencia com a realidades dos alunos, pois temos que pensar que o que se faz agora com as crianças é o que elas farão depois com a sociedade.
O professor encontra nos dias atuais dificuldades em elaborar e desenvolver projetos que envolva alunos e comunidade. Supondo que a comunidade seja q pai e mãe, ou ate mesmo como família em geral, o envolvimento da familia e escola, poucos são as famílias que estão realmente interessados em participar do desenvolvimento escolar de seus filhos. Sempre se preocupam com outras coisas como o trabalho. Esquecem que a escola faz parte da família, que as crianças precisão também de atenção, carinho e principalmente algém que as escutas .
Elaborar atividades que aproxime a comunidade da escola é uma necessidade recorrente pois a escola não pode ser na comunidade um local isolado, pois convive com problemas e as necessidades do dia-a-dia. Como drogas, trafico, prostituição, falta de saneamentos básicos e falta de segurança.
O que fazer pra chamar atenção dos pais e da comunidade para a necessidade de sua presença junto a escola? Promover atividades que chamem a atenção da comunidade. Como eventos musicais, apresentação de atividades que expõem desses os projetos e as atividades que estão sendo realizadas. Despertando assim a atenção dos mesmos pra a necessidade da sua presença junto aos seus filhos.
Um dos