Filoso
R : A filosofia esta na historia porque ela ajudou os homens a compreenderem uma coisa nova, encarando-a e descobrindo, caminhos, respostas e fazendo com que a sociedade e a cultura de seu tempo, do qual faz parte continuar um dialogo falando sobre novas perguntas feitas pelos filósofos.
A filosofia tem uma historia por fazer com que novos filósofos utilizassem de antigas perguntas para ser sua base para aproveitá-lo, criticá-lo e refutá-lo.
2. Que idéias novas a patrística introduziu na filosofia grega? Por que tais idéias são consideradas dogmas?
R: A idéia do Cristianismo e sua historia. È considerado dogmas coisas que não se sabe se são verdade, verdades reveladas por Deus.
3. Qual a posição dos filósofos cristãos sobre as relações entre fé e razão?
R: A razão se subordina totalmente à fé, pois o critério supremo da verdade é o dogma, a revelação divina. A razão abdica de suas exigências próprias em favor de uma instância meta-racional, cuja autoridade não se discute. A razão é instrumento não de demonstração, mas de afirmação da fé. 4. Quais os grandes temas da filosofia medieval?
R: Dois grandes temas irão nortear a filosofia medieval: o homem e Deus. A filosofia cristã comportou dois grandes períodos: a filosofia dos Padres da Igreja, ou Patrística, que foi até o século V, e a filosofia dos Doutores da Igreja, ou Escolástica, que foi até o século XIV. 5. Resuma as três grandes linhas da filosofia da Renascença e explique por que exprimem o humanismo renascentista.
R: 1 - Quando foi descoberto algumas obras antigas, e lá predominava que a natureza era conhecida como um grande ser vivo, dotado de uma alma universal, onde a astrologia, magia, alquimia eram ligadas secretamente e tinham