Didática
INTRODUÇÃO: O desafio cotidiano da prática docente atual é incentivar os professores a refletirem sobre a sua prática pedagógica e reformular o sistema curricular das instituições de ensino.
O desafio de ensinar e aprender hoje, tem sido motivo de discussão em vários setores que entendem o sistema de ensino e o modelo escolar de nossos dias como inadequado.
A sociedade em nossos dias, se encontra em constante mudanças e o sistema educacional tem que acompanhar essa mobilidade.
Esbarrando em um dos fatores principais desse desafio, que é a inclusão.
A escola regular como espaço educacional de todos ,vem a cada dia sendo mais questionada pelas suas práticas cotidianas.
A discussão sobre a inclusão de todos neste ambiente, tem recentemente exigido propostas politico-pedagógicas inovadoras que estimulem as diferenças individuais e assegurem oportunidades iguais à todos os alunos,
Neste caso especificamente falaremos das crianças portadoras da síndrome de Down.Para isso passaremos por vários aspectos da síndrome de Down,para que assim possamos aumentar o nosso conhecimento sobre este tema,que certamente será de grande importância para o nosso futuro.
Desenvolvimento: O que é a síndrome de Down?
Síndrome de Down, ou Trissomia do cromossoma 21.É um distúrbio genético causado pela presença de um cromossomo 21 extra total ou parcialmente.
Recebe esse nome em homenagem a Jonh Langdon Down, médico britânico que descreveu a síndrome em 1862.
A sua causa genética foi descoberta em 1958, pelo professor Jerôme legeune, que descobriu uma cópia extra do cromossoma 21.É o distúrbio genético mais comum, estimado em 1 a cada 660 nascimentos.
A síndrome é caracterizada por uma combinação de diferenças maiores e menores na estrutura corporal.Geralmente a síndrome de Down está associada a algumas dificuldades de habilidade cognitiva abaixo da média, geralmente variando de