Zang fu; funções e padrões de desarmonia
ZANG FU:
FUNÇÕES E PADRÕES DE DESARMONIA
INTRODUÇÃO
A teoria dos órgãos Zang Fu refere-se às relações entre os diversos sistemas orgânicos, compreendidas dentro do referencial da Medicina Tradicional Chinesa. O termo chinês também poderia ser traduzido como Teoria dos Órgãos (Zang) e Vísceras (Fu).
É fundamental considerar que as referências a órgãos não se limitam apenas ao seu aspecto físico/material, mas também ao seu aspecto energético/metabólico.
A característica funcional comum aos cinco órgãos (coração, pulmão, rins, baço-pâncreas e fígado) é a capacidade de armazenar e metabolizar a energia essência Jing Qi. Já a característica funcional comum às cinco vísceras (intestinos delgado e grosso, vesícula biliar, estômago e bexiga) é receber, conter, digerir e impulsionar a água e os nutrientes.
Além dos aspectos funcionais , as diferenças entre órgãos e vísceras podem ser importantes norteadores para a prática clínica. Por exemplo: se um órgão adoece devido à insuficiência a sua víscera correspondente adoecerá por excesso.
OS CINCO ÓRGÃOS
1. CORAÇÃO (Xin)
1.1 PRINCIPAIS FUNÇÕES DO CORAÇÃO
a) Regula o Sangue (Xue) e os Vasos Sanguíneos (Xue Mai):
Dentro do Coração, o Qi do Coração e o Sangue do Coração são mutuamente dependentes dos batimentos cardíacos, que devem ser harmoniosos, resultando em um pulso uniforme e normal. Essa harmonia também é importante para os vasos sanguíneos, que por sua vez são considerados como uma forma de tecido que é governado pelo Coração.
b)Armazena a consciência (Shen):
Segundo a Medicina Tradicional Chinesa (MTC), o Coração é considerado a morada do Espírito/Consciência (Shen) e responsável por comandar a mente.
c)Abre-se na língua e manifesta-se na face:
O aspecto corado e saudável da face reflete bom estado do Coração e sangue, demonstrando que estão saudáveis. Já a cor, forma, mobilidade e sentido do gosto da língua são considerados espelho do Coração.
1.2