filosfia da educação
Como uma resposta poderíamos dizer que na escola não estudamos só para o vestibular.Temos que estudar para a vida.
Pode-se perceber que a antipatia pela filosofia é rotineira, mais sem muitas justificativas. Muitos alegam ser uma disciplina chata. Mas por que será? Talvez seja por falta de esclarecimentos por parte do professor?
Deixar claro a importância da filosofia na vida e no currículo da escola é o primeiro passo. Mesmo assim, sempre haverá aqueles que não simpatizarão com a idéia.
Infelizmente vivemos em uma época onde o pensamento não tem muito espaço e nem é muito incentivado. Olhado para a midi, seja ela escrita, virtual ou visual, existe um jogo de cores e informações para não dar espaço ao pensamento, a reflexão. a ideia é ocupar o tempo todo da pessoa para que ela não pense nas coisas,mas apenas aceite como bom,único e verdadeiro.
A idéia da filosofia é outra: ler, pensar, argumentar, questionar, buscar respostas. É nunca está satisfeito com o que se lê,se vê e se ouve.É uma busca constante e progressiva.Talvez seja por isso que ela não tem espaço e adeptos.Não temos tempo para pensar.Aí está o perigo.Não questionamos a moda, apenas aceitamos. Não questionamos a novela, a veracidade das notícias. Aceitamos como se tudo fosse verdadeiro. Essa é a ideia do mundo capitalista e moderno. Ocupar as pessoas para que ela não pensem em nada, apenas aceitem e façam o que é pedido.
O erro de muitas escolas é tirar a filosofia do currículo. Assim, em vez de formar cidadãos, podem está formando pessoas alienadas, de acordo com os padrões da vida moderna, sem possibilidade de escolha e questionamento.
A filosofia