Positivismo ATPS
No inicio do século XX o positivismo chegou ao Brasil onde teve grande influencia, e teve sua imagem máxima, o emprego da frase positivista “ordem e progresso” tirado da formula máxima do positivismo “o amor por principio, a ordem por base e o progresso por fim” em plena bandeira brasileira. A frase transmite a importância de cada coisa em seu lugar para uma perfeita sociedade ética e moral.
Em suas pesquisas Comte definiu três estágios pela qual a sociedade passará possivelmente o teológico, metafísico e positivo ou cientifico. Estagio teológico é aquele onde as explicações são desconhecidas e são explicadas com a divindade ao sobrenatural; o metafísico é o estágio onde o ser humano procura explicar as coisas através de fatos naturais; já o positivo ou cientifico onde se explica os fatos com absoluta certeza da ciência.
Na educação Comte colaborou de uma forma muito importante, é fundamental afirmar que a infância é marcada por situações teológicas e que porem só quando se chega a maturidade o ensino cientifico será compreendido.
Com a Ciencia dando contribuições ao ensino o positivismo teve uma importancia, na area da educação dando o apoio para analise nos estudo pedagogicos podendo se destacar: a psicologia, a sociologia e a matematica.
Assim podemos afirma que a educação foi aprimorada pela a ideia do positivismo, pois teve um grande incentivo no desenvolvimento. Aceitando assim a ciencia como um metodo para explicar os fenomenos.
O objetivo do positivismo é promover uma “reforma”