escolinhas de futebol
No Brasil é comum de presenciar um menor de idade beber junto da sua família , alguns pais até pensam "é melhor meu filho beber comigo do que ingerir uma droga ". Mas o que muitos esquecem é que a bebida também é uma droga , tão perigosa como qualquer outra . As consequências pelo consumo excessivo podem levar ao vício.Além do incentivo familiar , também é comum ver propagandas que influenciam o consumo .
O consumo de álcool entre os adolescentes também é muito alto porque o valor das bebibas não são caras , o que facilita a compra . Estabelecimentos são proibidos de fornecerem bebiba para menores , entretanto não existe uma fiscalização efetiva no nosso país que consiga controlar .
Beber não é danoso apenas a saúde destes jovens , mais também existem os acidentes que são ocasionados pela ingestão excessiva do álcool. A proibição não ira adiantar ,o que é necessário é orientar estes adolescentes e expor a realidade das suas atitudes , além de incluir um programa no qual a venda de bebidas sejam proibidas e que haja penalidade para aqueles que venderem e aqueles que compraram . Desta forma seria uma penalidade justa para ambas as partes e assim, talvez consumo excessivo diminua.
O alcoolismo na adolescência
A adolescência é uma fase bem conturbada da vida, em que o indivíduo está se preparando para iniciar a fase adulta. Todas as escolhas feitas nessa época terão consequências boas ou ruins na fase adulta. O adolescente é impetuoso, precipita-se, toma decisões e depois se arrepende. O grupo de amigos, muitas vezes, influencia nessas decisões.
O consumo de álcool tem crescido bastante nos grupos de adolescentes. Muitas vezes, a primeira