FL FM Ativ02 Portif Lio

706 palavras 3 páginas
FACULDADES INTEGRADAS CLARETIANAS - EAD

DANIEL DE CARVALHO
RA 1154635

FILOSOFIA DA LINGUAGEM

ALFENAS
2015

Coordenadoria de Educação a Distância – CEAD

DANIEL DE CARVALHO
RA 1154635

FILOSOFIA DA LINGUAGEM

Trabalho apresentado ao curso de Filosofia das
Faculdades
Integradas
Claretianas
para avaliação na disciplina de Filosfia da Linguagem.(
2º Portifólio – 10a Semana)
Tutor Prof.°
CAMARGO.

LEONARDO

ALFENAS

2015

Coordenadoria de Educação a Distância – CEAD

PELLEGRINELLO

1. INTRODUÇÃO

Trata-se de trabalho apresentado à disciplina de Filosofia da Linguagem referente a
Atividade de Portifólio 02 (10a Semana Cronograma). Com vistas à realização do trabalho, foram pesquisados o material de apoio - EAD Claretiano e feita leitura de outras fontes sobre o tema, objetivando responder a atividade proposta.

2. QUESTÕES A RESPONDER:
2.1. Para Nietzsche, o conceito comunica a verdade por meio da linguagem conceitual, mas o conceito não passa de metáfora oriunda do poder artístico no interior do indivíduo por uma tensão, totalmente arbitrária. Explique como Nietzsche fundamenta esta afirmação e também qual a relação do conceito com a moral.
Em primeiro lugar, segundo Nietzsche, é preciso destacar que a tensão arbitrária no interior do indivíduo relativa a metáfora gerada pelo poder artístico também não é causal entre interno e externo e que, também, só por um esquecimento, passa a valer objetivamente. Aliás, para ele, a gênese da relação metáfora-conceito revela não somente os mecanismos da fixação da linguagem e sua função comunicativa, mas de modo primordial o seu significado para construção da dimensão moral. Todavia essa busca da origem da linguagem para além do sentido moral só será possível pelo abandono desse sentido. De maneira totalmente inversa à concepção teórica, Nietzsche valoriza a metáfora em detrimento do conceito. Ou seja, ao contrário de Aristóteles que a partir de seu pensamento é possível concluir que a metáfora é derivante do conceito e que

Relacionados