Filmes do fim do mundo
Autor: Igor Corastan Noboa
Tempo e Espaço da pesquisa: Está dissertação tem como tema quatro filmes do gênero ficção científica, produzidos nos Estados Unidos da América no período do segundo pós-guerra, entre 1951-1964.
Envolvidos como objeto de pesquisa: O autor usa(utiliza) como objeto de pesquisa quatro filmes de ficção científica,( são eles):
O dia em que a Terra parou (1951)
Vampiros de Almas (1956)
A Bolha (1958)
Limite de Segurança (1964)
Referencial Teórico: Noboa destaca em sua dissertação algumas definições:
Definição de Ficção Científica para Vivian Solbchak:
Ficção Científica é o gênero que enfatiza a ciência atual, extrapolativa ou especulativa e método empírico, interagindo com os menos enfatizados, mas ainda presentes, transcendentalismo da magia e da religião, em uma tentativa de reconciliar o homem com o desconhecido.
Definição de Guerra Fria para Tom Vandeibit( tem que negritar essa parte)
A Guerra Fria foi uma guerra de luz e sombras, ilusão e realidade, verdade e contraverdade. A Guerra não foi declarada, nem a paz foi assumida mas o país ficou no que foi chamado de “condição de defesa” (DEFECON), como paciente dependendo de relatórios de estranhas maquinas para saber a condição. Campos de batalha estavam em todos os lugares e nenhum lugar. [...] O país estava em estado de Guerra e simultaneamente flutuando na prosperidade de tempos pacífico. Ambas as condições dependiam uma da outra, uma existem contraditórias que refletia a si mesma na vida cotidiana.
Conceito de Contenção para George Kenan:
Contenção era uma política que visava conter a expansão da URSS por meio, principalmente de financiamentos aos países vistos pela administração americana como vulneráveis às ideias comunistas.( ficou confusa essa frase,principalmente a parte vistos pela administração americana como vulneráveis às ideias comunistas).As estratégias